
Inflamação dos brônquios, aguda ou crónica, uma bronquite é, em Geral, provocada por uma gripe ou uma simples constipação. Mas pode ser provocada por uma poluição suportada durante demasiado tempo: tabagismo dos pais para as bronquites das crianças, que as perseguem incessantemente à mínima constipação.
Independentemente da sua origem, a bronquite instala-se muitas vezes durante pelo menos 2 semanas. As recaídas e recidivas podem ser frequentes, sendo, por conseguinte, uma afecção que não deve de maneira nenhuma ser menosprezada. O repouso na cama é recomendado, mesmo se o doente não sentir necessidade. A alimentação deve ser ligeira.
A bronquite aguda que começou com corrimento nasal, apresenta em primeiro lugar uma tosse seca, seguida de expectoração. É acompanhada por febre.
A tosse, por mais desagradável que seja, tem no entanto a sua utilidade: a expectoração permite evacuar o excesso de secreções de muco, purulentas. Porém, é útil tentar fluidificar estas secreções para que o doente as possa evacuar mais facilmente. Durante uma crise, siga uma dieta: suprima os açúcares, os produtos lácteos e os fritos. Prefira os caldos de legumes e os sumos de fruta frescos.
Bronquite crónica
Uma bronquite torna-se crónica quando dura mais de 3 meses por ano e volta obstinadamente mais de 3 anos consecutivos.
A tosse e a expectoração existem sem que o paciente se sinta especialmente cansado ou com febre. Em seguida, as dificuldades respiratórias aparecem, manifestam-se através de crises semelhantes a crises de asma, ou através de crises mais discretas mas permanentes.
O estetoscópio ou uma escuta atenta permite identificar os ruídos brônquicos. As 2 causas essenciais da bronquite crónica são: os climas com nevoeiro e humidade e o tabagismo. Para tratar a bronquite crónica, a supressão dos irritantes (fumo ou poluentes), constitui a primeira medida indispensável e obrigatória.
Porém, a cura total é rara. Pode simplesmente evitar o aparecimento de novas crises significativas. Recomendam-se estadias prolongadas em climas quentes e secos.
Um conselho muito simples para drenar os brônquios: deite-se de barriga para baixo e deixe a cabeça pender fora da cama, mais baixa que o peito. Esta posição deve ser mantida durante um minuto (2 vezes ao dia)
Mistura para purificar a atmosfera
Se tiver bronquite crónica, aconselho a que purifique a sua atmosfera. Para isso, mande preparar numa farmácia a seguinte mistura:
Óle
- Óleo essencial de tomilho vermelho
- Óleo essencial de eucalipto
- Óleo essencial de pinheiro
- Óleo essencial de murta
– 6 ml de cada óleo, de maneira a obter um frasco de 30 ml.
De manhã e à noite – colocar algumas gotas num prato colocado sobre um aquecimento. Vai obter resultados ainda melhores utilizando pequenos difusores eléctricos vendidos nas lojas de dietética e em algumas farmácias.
Bronquite aguda
• Na chávena de chá do pequeno-almoço, almoço e lanche – Dilua 1 ampola de sumo de rabanete preto.
3 vezes ao dia – 2 gotas de óleo essencial de Canela num torrão de açúcar.
Durante o dia – Beber esta tisana à vontade:
- Baga de zimbro: 50 g
- Baga de roseira brava 50 g
- Folha de eucalipto: 50 g
- Folha de hortelã: 25 g
Misture as plantas. Coloque 5 colheres de sopa rasas da mistura num litro de água fria, leve a ebulição, deixe ferver durante 1 minuto e em infusão durante 10 minutos e filtre.
Duração do tratamento: continuar o tratamento durante pelo menos 1 semana, após a cura.