
Definição
Os cálculos biliares são cálculos formados por uma acumulação de bílis e de colesterol cristalizados. São mais comuns nas mulheres com idade superior a 40 anos, que são obesas e têm filhos, sendo igualmente frequentes nos diabéticos, nos obesos e nas pessoas idosas. Aproximadamente metade das pessoas que sofrem de cálculos biliares não apresentam sintomas.
Sintomas de cálculos biliares:
– Icterícia (a pele adquire um tom amarelado).
– Fezes da cor da argila.
– Urinas escuras.
Os dois sintomas seguintes manifestam-se geralmente nas três ou quatro horas subsequentes ao consumo de alimentos fritos ou muito ricos em gorduras:
– Dores agudas na parte superior do abdómen, que podem irradiar para os ombros e as costas.
– Vómitos e/ou náuseas.
Causas
- Insuficiência hepática que provoca uma produção anormalmente débil.
- Insuficiência de fibras na alimentação.
- Carência em vitamina C. Esta vitamina ajuda a converter o colesterol em ácidos biliares.
Remédios naturais
Regime alimentar
– Deve absolutamente eliminar da sua alimentação os alimentos muito ricos em gorduras saturadas e em colesterol, como os laticínios ricos em gorduras, os produtos à base de carne, os ovos estrelados ou mexidos e os óleos.
– Evite o açúcar e os alimentos ricos em açúcar.
– A possibilidade de uma carência em ácidos e em enzimas digestivas deve ser examinada, já que estas substâncias determinam a decomposição dos alimentos ingeridos.
– A produção de colesterol não depende unicamente do consumo de alimentos que o contêm. Mesmo os vegetarianos podem apresentar níveis elevados de colesterol quando estão sujeitos a muito stress. O colesterol é uma componente da adrenalina. Durante os períodos de stress, o fígado produz quantidades excessivas de colesterol, para ajudar as glândulas suprarrenais a segregar adrenalina. O nível global de colesterol no organismo aumenta e quando este processo se mantém durante um período prolongado, o fígado acaba por ceder e deixa de funcionar.
– Os alimentos ricos em fibras absorvem e eliminam o colesterol e a bílis, mantendo-os solúveis e retardando ou eliminando a sua absorção pelo organismo. Uma das principais causas do cancro do cólon é a presença de grandes quantidades de bílis no cólon.
Os alimentos ricos em fibras são, nomeadamente:
- As leguminosas.
- O farelo.
- Os cereais integrais.
- O arroz integral.
- As massas alimentares produzidas com cereais integrais.
Plantas
– A salsa alivia todos os problemas hepáticos.
– O cardo de Santa Maria (Sylibum marial] regenera as células do fígado.
Terapêuticas complementares
– As compressas de óleo de rícino. Embeba uma ponta de flanela em óleo de rícino quente, enxugue-a e coloque-a sobre a região inflamada. Cubra com um plástico e seguidamente com uma almofada de aquecimento. Aplique esta compressa 2 vezes por dia, durante uma hora de cada vez.
– A limpeza da vesícula para eliminar os cálculos. Não coma nada depois do meio-dia. Às 19 horas, tome 60 ml de azeite, mais 30 m! de sumo de limão fresco. Repita as mesmas quantidades, de quinze em quinze minutos, até às 20 horas e 45 m. Nessa altura terá ingerido 480 ml de azeite e metade do sumo de limão.
– Vá para a cama às 22 horas e deite-se sobre o lado direito. No dia seguinte de manhã, os cálculos passarão para as fezes se não forem demasiado volumosos. O canal biliar é lubrificado pelo azeite e dilata-se. Os cálculos existentes no interior do canal deslocam-se e circulam até aos intestinos, onde são eliminados nas fezes. As fezes podem ser frequentes durante dois dias.